Nós, Irmãs Missionárias do Precioso Sangue, estamos desde 1924 em Moçambique, uma antiga colónia de Portugal  

BEM-VINDOS ÀS IRMÃS MISSIONÁRIAS DO PRECIOSO SANGUE (CPS*)

 

O bispo Rafael, OFM aconselhou as irmãs a fundar uma casa em Portugal para o fim de preparar as irmãs para a missão em Moçambique.

As primeiras irmãs chegaram a Portugal em 1958. Aqui trabalharam primeiro em Lisboa num jardim de infância da Misericórdia , uma confraria fundada pela Rainha Leonor no final do século XV para ajudar aos pobres e necessitados, depois até 1974 em Almeirim, num hospital da "Misericórdia".

Em Lisboa, com a ajuda do Padre Palotino, Dr. Erwin Helmle, pároco da comunidade católica de língua alemã, pudemos comprar uma casa que serviu a comunidade como convento e na qual também funcionou um jardim-de-infância germano-português. Depois o jardim-de-infância se transformou em jardim de infância de língua portuguesa e se criou uma pequena escola portuguesa até a 4ªclasse, cumprindo a escolaridade obrigatória daquele tempo.

Esta escola foi encerrado em 1976. O infantário funcionou até 2009, inclusive atividades de tempo livre para crianças até a 4ªclasse.

Na nossa comunidade em Lisboa viveram também durante algum tempo noviças portuguesas e irmãs professas, de modo que a casa se tornou demasiado pequena.

Com a Revolução dos Cravos em 1974, Portugal libertou-se da ditadura e pôs fim às guerras nas colónias.

Com a independência moçambicana, as mulheres foram também recrutadas para o serviço militar. Por isso, algumas noviças e irmãs jovens moçambicanas vieram a Lisboa, e mais tarde também a Lamego. Assim, vivemos durante alguns anos com três nacionalidades sob o mesmo teto: Moçambicanas, Alemães e Austríacas.

As jovens irmãs completaram a sua escolaridade e formação profissional...e regressaram a Moçambique. Mais tarde, vieram também irmãs de Moçambique para um tempo sabático.
De 2011 a 2016/17 duas jovens irmãs professoras mosambiquanas vieram a Lisboa para a formação académica.

Neste momento, 2021, somos 5 irmãs, 3 alemãs e 2 austríacas

Fomos sempre pastoralmente ativos, para além de praticarmos a nossa profissão.

Uma irmã, durante décadas, trabalha na pastoral numa paróquia suburbana, uma área socialmente desfavorecida, preparando jovens e adultos para o batismo e a confirmação,

Ajuda a grupos bíblicos e ajuda a preparar as leituras para os domingos. Outra irmã fez até a pouco parte do conselho paroquial da Igreja de língua alemã. As irmãs deram catequese em diversas paroquias, ajudaram na Liturgia, uma irmã deu cursos de Vida e oração, segundo o esquema do Padre Larrañaga

Desde há muitos anos as irmãs apoiam famílias ciganas, não só materialmente mas também ajudando com conselhos em assuntos a tratar.

Uma outra atividade é a nossa hospitalidade. Sempre quando possível acolhemos visitas de Alemanha que estimam poder viver para uns dias numa comunidade religiosa, ter boas conversas e guias para ver os “tesouros” da cidade e arredores. 

Mesmo sendo todos de idade avançada, a nossa presença aqui em Portugal é ainda muito importante. Em breve virão duas  irmãs de Moçambique para aumentar o número da comunidade e trabalhar connosco.